Home...

...is what you make of it.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Organizando o Congelador

Todos os meses, aproveito que o congelador está vazio e limpo-o bem limpo. A acumulação de gelo não só põe em causa o poder de refrigeração do congelador, como nos faz gastar mais energia, para não falar que dificulta - e muito - a limpeza.

Além do mais, eu gosto de ter a certeza que o congelador está bem limpo sempre que reponho os alimentos necessários para o mês que começa.

Eu costumo ir ao mercado e ao super-mercado, no fim de cada semana, para comprar este ou aquele item que me falte. Mas, é no início de cada mês que eu vou ao talho, ao hiper e ao mercado fazer a maior parte das compras do mês.

Eu prefiro comprar a carne num talho que existe dentro do Mercado de Benfica. A carne é bastante fresca e os preços são bastantes acessíveis, tomando em consideração a qualidade/preço.

Antes de arrumar as carnes no congelador, passo-as por água e separo por porções.

Depois de acondicionar - seja em sacos de congelação, seja em celofane - coloco as porções em paletes de plástico.

Estas paletes são "recicladas". Às vezes, compro carne no hiper e não gosto de desperdiçar nada... e as paletes dão uma excelente ajuda.

Depois, é só colocar as paletes nas gavetas do congelador. Eu não costumo colocar a data nos sacos porque tenho tudo descriminado no meu dossier: o tipo de carne, quantidade e a data de compra.

Gosto de organizar o congelador desta forma porque as carnes congelam de uma forma mais arrumada, suja-se menos e é mais fácil encontrar o que queremos, para não mencionar o facto de se conseguir fazer uma melhor gestão dos alimentos/porções que existem no congelador, ao longo do mês (facilita o inventário semanal).

2 comentários:

  1. Muito bem! Fiquei a saber como devo aproveitar essas embalagens.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Mais uma boa ideia. Tenho inveja de tanta organização.

    ResponderEliminar

 
Designed by Susana Lopes